quinta-feira, 27 de outubro de 2011

documentário RONDON

fonte: MARECHAL CANDIDO RONDON
http://candidorondon.com.br/

Valéria del Cueto para capa do novo documentário de Cacá de Souza: Rondon e a Cartografia

Capa Documentario - Rondon e Cartografia
Tudo pronto para o lançamento do novo documentário de Cacá de Souza, Rondon e a Cartografia.
“Tudo era difícil na época!”
Assim Ramis Bucair descreve os tempos de Rondon. Diria também: ”Tudo é difícil quando se trata de Cândido Mariano Rondon” acrescentando uma questão à sentença: “por que há tão poucas obras sobre esse exemplo de brasileiro, daquele que anda em falta nos dias atuais?”
Não foram poucos os que fracassaram na tentativa de contar sua história. Tenho para mim que sei o fator que define quem tem autorização celestial de Candido (vem do latim: Puro, Alvo) para fazê-lo. Somente alcança esse objetivo quem realmente o deseja de coração.
É o que vejo no trabalho de Cacá de Souza: a simplicidade, o despojamento que sempre caracterizaram o indigenista, desbravador e militar. A mesma força de vontade para superar os obstáculos que se apresentem no caminho sempre árduo, sem nunca desistir de seu intento.
Esta é a segunda obra do documentarista (a primeira foi “Roosevelt, Rondon – a Expedição”) sobre o grande personagem de nossa história Marechal Candido Mariano Rondon. Ela diz respeito a uma questão relevante e atual para o país e Mato Grosso: seu incrível e minucioso trabalho cartográfico.
Valéria del Cueto

.....................
.....................

Lançamento do documentário
 “RONDON e a CARTOGRAFIA”
um filme de Cacá de Souza

Terça, 01 de novembro às 19:30 - SESC Arsenal
A contribuição de Rondon à cartografia brasileira é inestimável. Ainda hoje rende frutos preciosos para a consolidação das fronteiras no país: tramita no Supremo Tribunal Federal uma contenda entre os estados de Mato Grosso e o Pará em torno de suas divisas. Entre as provas apresentadas para resolver a questão estão os marcos e referências limítrofes fixados por Cândido Rondon, em sua missão entre os anos de 1917 e 1922.

O FILME
O média metragem de Cacá de Souza apresenta um rico material fotográfico, cinematográfico e cartográfico realizado pelo próprio Rondon e seus auxiliares. Nas longas missões pelo interior do país que estenderam por mais de 5 décadas foram reunidas informações e referências geográficas e antropológicas relevantes e precisas para o desbravamento do interior do país. Seus resultados deram ao marechal mato-grossense Cândido Rondon reconhecimento internacional.

AS FONTES
Os fotogramas e mapas apresentados no vídeo foram recolhidos em instituições como o Museu Histórico e Serviço Geográfico do Exercito, Arquivo Nacional, Museu do Índio, Museu Americano de História Natural e da Sociedade Geográfica Americana, durante os 14 meses de produção do documentário. Foram gravadas participações de cientistas, historiadores e pesquisadores brasileiros e americanos, realizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro, no Brasil, e New York, nos EUA. O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, tem o patrocínio da ELETROBRAS.

A TRILOGIA
Cacá de Souza realiza com "Rondon e a Cartografia", seu segundo trabalho da trilogia sobre Candido Mariano Rondon, brasileiro exemplar, reconhecido internacionalmente por sua contribuição às ciências. O primeiro vídeo, “ROSEEVELT – RONDON “A EXPEDIÇÃO”, de 1999, retratou a expedição cientifica realizada no Brasil entre os anos de 1913 e 1914 e sua repercussão intencional. O terceiro abordará a construção das linhas telegráficas que interligaram e integraram o Brasil, nas primeiras décadas do século XX.

O SITE
Para divulgar a vida e a obra de Rondon está no ar o site www.candidorondon.com.br
 
FICHA TÉCNICA:
Lançamento do vídeo
 
"RONDON E A CARTOGRAFIA" de Cacá de Souza
Documentário, 32”
Data: Terça-feira, 01 de novembro de  2011
Local: Sesc Arsenal - Rua 13 de Junho, Cuiabá-MT
Horário: 19 horas
CONTATO:
Cacá de Souza
- (65) 3023 2896 / 9244 1786
e.caca@terra.com.br--


Nenhum comentário:

Estudo analisa projeto de lei que pretende tirar MT da Amazônia Legal

 https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2022/09/16/179606-estudo-analisa-projeto-de-lei-que-pretende-tirar-mt-da-amazonia-legal.htm...