quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

JORNADA INTERNACIONAL DO TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

JORNADA INTERNACIONAL DO 
TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Fórum Mundial Social
Porto Alegre, 24-28 de janeiro de 2012


Entre 24 a 29 de Janeiro, educadores e educadoras ambientais que integram a 2ª. Jornada Internacional de Educação Ambiental estarão reunidos no Fórum Mundial de Educação para atualizar o Plano de Ação ligado aos princípios do Tratado e estabelecer uma rede internacional de educação para sociedades sustentáveis com responsabilidade global no processo da Rio+20.

“O desafio de estabelecer um novo paradigma frente a atual condição planetária nos leva a colocar a educação para a sustentabilidade no Centro – diz Moema Viezzer, coordenadora internacional da Jornada -. No centro dos sistemas educacionais, da gestão ambiental e da vida cotidiana. Porque sem educação para vida sustentável, nem as leis que protegem o ambiente, nem as novas tecnologias adaptadas para o  convívio com o meio ambiente serão aplicadas”.

A segunda Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental surgiu a partir da percepção que se teve da atualidade dos princípios do Tratado de Educação Ambiental elaborado na Rio92. Desde 2008 tomou corpo com a criação de uma Secretaria Executiva composta por seis entidades não governamentais. E a partir de 2009, no Fórum Social Mundial em Belém do Pará consolidou-se com a criação de um Comitê Facilitador Internacional.

Desde então a Jornada foi sendo divulgada em diversos eventos nacionais e  internacionais, bem como foram sendo desenvolvidas Jornadas Locais.

“As Jornadas Locais possibilitam uma maior e  melhor divulgação do Tratado como  orientador  com valores e princípios que qualificam as relações que as pessoas  estabelecem consigo mesmas, como os outros e com o meio ambiente. Por outro lado visam preparar os participantes para um melhor desempenho  durante a Rio+20, acabando por consolidar redes de pessoas, entidades e  instituições a favor  da vida”, afirma Mônica Simons,  integrante da Secretaria Executiva   da Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental”

Além de participar dos diversos eventos do Fórum Mundial de Educação, a Jornada desenvolverá uma atividade autogestionada (aberta ao público interessado) no contexto dos eventos do Fórum Social Temático, em Porto Alegre, no próximo dia 28 deste mês.

Fernanda Borba
FB Press – Comunicação e Sustentabilidade
(11) 7507 0678 / 4304 3576
Email: fernanda(at)fbpress.com.br

Débora Olivato
Apoio assessoria de comunicação da II Jornada
(11) 92199484/(12) 97585803
Email: debora.olivato(at)gmail.com









fotos de Monica Simons
arte: Michèle Sato
imagem: Vladimir Gerasimov (Vlad Studio)
*


Nenhum comentário:

Estudo analisa projeto de lei que pretende tirar MT da Amazônia Legal

 https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2022/09/16/179606-estudo-analisa-projeto-de-lei-que-pretende-tirar-mt-da-amazonia-legal.htm...