sábado, 31 de março de 2012

Assembleiade 20 anos do Formad

http://www.formad.org.br/wordpress/

Assembleia FORMAD 20 ANOS




Assembleiade 20 anos do Formad discutirá sobre os Agrocombustíveis
O projeto de pesquisa em execução pelo Fórum realiza o monitoramento dos impactos socioambientais, ocasionados pela larga produção agrícola no Estado.

No começo de abril será realizada a Assembleia de 20 anos do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD. O encontro reunirá o movimento socioambiental do Estado, nos dias 2 a 4, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público – SINTEP/MT, a partir das 10h. O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas pelo telefone ou e-mail daSecretária Executiva do Formad.

Nestes 20 anos de fundação do Formad, foram realizadas ações e projetos dentro e fora de Mato Grosso. Ações de mobilização ligadas ao desenvolvimento sustentável e democrático do Estado, participaçõesem conselhos de deliberações públicas, atuação no projeto de pavimentação da BR163 – Cuiabá a Santarém – além da atual mobilização em torno do Comitê mato-grossense da Campanha Nacional Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

A conjuntura socioambiental de Mato Grosso sofre a cada ano fortes alterações em seu cenário, que podem ser percebidas diariamente. Os recordes alcançados pelas produções agrícolas podem, e devem, ser interpretados pelo aumento abusivo na utilização dos agrotóxicos nas lavouras, além dos altos índices desmatamentos dentro do Estado. Por isso, o envolvimento da Rede Formad nestes 20 anos sempre foi focado no fortalecimento da participação da sociedade civil organizada em deliberações de esfera públicas estaduais e na mobilização das comunidades tradicionais.

Mais de 25 entidades socioambientais de todoo Estado são esperadas para os três dias de Assembleia, entre filiadas ao Formad e convidados. Durante o evento será apresentado o projeto de pesquisa desenvolvido pelas entidades que compõem o Formad. O objetivo dessa pesquisa consiste no monitoramento da cadeia de produção das agromassas, que são utilizadas para a produção e comercialização dos agrocombustíveis (biocombustíveis). Atualmente, a utilização dos agrocumbustíveis está no centro das discussões sobre fontes renováveis de energia.

Cúpulados Povos e Rio+20

O último dia de Assembleia, o Formad abre espaço para a 2ª etapa do Ciclo de Debates – Cúpula dos povos e a Rio20: Desafios e Perspectivas, cuja temática será ‘Agrotóxico Mata’. A primeira etapado Ciclo de debates discutiu as questões relacionadas ao Tratado de Educação Ambiental. Nesta próxima etapa, estão previstos debates sobre economia, desenvolvimento, agronegócio e agroecologia, que fundamentarão encaminhamentos para a Carta da Sociedade Mato-Grossense. Esta Carta, que será apresentada durante a Cúpula dos Povos – movimento paralelo a Rio+20 – expressará “Qual economia Mato Grosso quer”.

Breve história do FORMAD
A história do Fórum remete à mobilização paraa Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento –CNUMAD, mais conhecida por ECO 92, que foi realizada no Brasil em 1992. Os grupos e movimentos sociais do Mato Grosso perceberam a necessidade de criar uma articulação permanente para as discussões que eclodiam no Estado e pelo Brasil. Após mobilizações e encontros, em 6 de abril de 1992, foi realizada a Assembleia de fundação do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento– FORMAD, constituído inicialmente por 29 entidades fundadoras.

Inscrições e informações
secretaria.formad@gmail.com
Tel: +55 65 3324 0893
Site: www.formad.org.br

 
Assessoria de Imprensa:
Caio Bruno Oliveira – Jornalista do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento – FORMAD.
caiobob@formad.org.br

Nenhum comentário:

Estudo analisa projeto de lei que pretende tirar MT da Amazônia Legal

 https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2022/09/16/179606-estudo-analisa-projeto-de-lei-que-pretende-tirar-mt-da-amazonia-legal.htm...